Migrando dos testes manuais para automação: dicas básicas para quem não sabe por onde começar e não vê a hora de mudar
10/25/20242 min read


Originalmente postado no Linkedin em 19 de novembro de 2018
https://www.linkedin.com/pulse/migrando-dos-testes-manuais-para-automa%C3%A7%C3%A3o-dicas-quem-ribeiro-hioka/
Olá! Como vão?
Como muitos de vocês que estão lendo esse artigo, eu iniciei na área de testes de software realizando testes manuais. Pra mim foi uma excelente oportunidade na área de TI, pois estava conciliando a faculdade que estava cursando com o que eu já tinha de experiência anterior, que era a área da Qualidade.
Passados alguns anos realizando testes manuais, comecei a notar muitas pessoas falando sobre Automação de Testes e vi ali um mundo de possibilidades. Fui então buscar mais informações sobre o assunto e me interessei cada vez mais sobre o tema.
Após um tempo que realizei a imersão prática e teórica no assunto, consegui migrar para a automação.
Se você tem vontade de migrar e não sabe por onde começar, ficam aí as minhas dicas básicas:
Faça cursos voltados para Automação de Testes e Desenvolvimento de Software.
Você pode aprender "na raça", pesquisando, tirando uma dúvida aqui e outra lá, mas nada melhor que ter uma base teórica e aprender com quem já fez. Hoje existem diversos cursos disponíveis, em plataformas diferentes, com preços acessíveis, e muitos até gratuitos, presenciais ou não, que se adequam com a realidade de cada um.
Se envolva com a comunidade!
A comunidade de Testes está cada vez mais forte no Brasil, principalmente no que diz respeito a automação. Existem várias palestras, conferências e encontros que reúnem os principais profissionais da área, pessoas de referência na automação. E muitos desses eventos também são gratuitos. É uma grande oportunidade de aprender e se atualizar sobre as novidades da área. Se envolva!
Comece a automatizar exatamente onde você está!
A forma mais rápida de iniciar a automação na prática é automatizando o projeto em que você está trabalhando, mesmo se esse não for um projeto de automação. Faça uma POC e apresente para a equipe. Se a automação não for pra frente no projeto, pelo menos a sua experiência está garantida, você já deu o primeiro passo. Existem vários cases de sucesso que começaram dessa maneira.
Acredite em você e no que pode produzir!
Por incrível que pareça, pelo que observo, essa é uma das principais causas que impedem o analista de testes de migrar para a automação. Conheço muitos analistas que são excelentes e que tem uma bagagem teórica muito grande, porém na hora de migrar não acreditam que estão preparados. Agarre as oportunidades, acredite em você e no que pode produzir. Mergulhe de cabeça! Vá com a cara e a coragem! Tenha certeza que seu sucesso será inevitável!
Espero que essas dicas ajudem vocês e que consigam atingir seus objetivos!
Obrigado! Até a próxima!
Um abraço!